Realidade Virtual

Compreender as principais questões envolvidas no desenvolvimento de aplicações na área de Realidade Virtual. Descrever os vários dispositivos de hardware utilizados nessa classe de aplicações.

Conteúdo:

  • Introdução – Histórico
  • Tecnologias Básicas
  • Definições e Caracterizações
  • Hardware para Realidade Virtual
  • Ambientes Virtuais
  • RV. Imersiva e Não-Imersiva
  • Realidade Virtual na Web (VRML e X3D)
  • Estereoscopia
  • Realidade Aumentada
  • Reconstrução 3D – Calibração de Câmeras e Projetores

Bibliografia:

  • VINCE, J. Virtual reality systems. New Jersey: Addison-Wesley, 1995.
  • SCHMAUDER, Phil; YEE, Nelson; JAMSA, Kris. VRML: biblioteca do programador. São Paulo: Makron Books, 1999.
  • CAREY, R.; BELL, G. The annotated VRML 2.0: reference manual. New Jersey: Addison-Wesley, 1997.
  • SVR – Simpósio de Realidade Aumentada e Virtual.
  • KIRNER, C; Realidade Virtual e Aumentada.

Material Didático:

Avaliações:

  • AV1 – 03/06/2013 –
  • AV2 – 22/07/2013 –
  • AV3 – 29/07/2013 – Estude toda a matéria – todos os slides do curso.

Programas, Apostilas e Links:

  • Blender – www.blender.org
  • Unity3D – www.unity3d.com
  • UDK – http://www.udk.com/
  • Python – www.python.org
  • Pov-Ray – www.povray.org
  • [http://www.inf.pucrs.br/~manssour/VRML/index.html|VRML]
  • [http://www.web3d.org/realtime-3d/|X3D]
  • Realidade Aumentada