Computação Gráfica II

Fornecer o conhecimento teórico relacionado às técnicas de computação gráfica e compreeender os modelos matemáticos necessários à manipulação de elementos gráficos utilizados em Jogos, Simulações, Animações e Maquetes Eletrônicas.

Conteúdo:

  • Projeções Geométricas e Transformações Geométricas 3D
  • Curvas e Superfície
  • Modelagem Geométrica
  • Modelo de Iluminação, Ray-Tracing, Radiosidade
  • Materiais e Texturas
  • Animações e Jogos: Educacionais, Treinamentos, Informacionais e Entretenimento

Bibliografia:

  • AZEVEDO, Eduardo e Conci, Aura; Computação Gráfica. Editora Campus, Vol.1 2003.
  • CONCI, Aura; AZEVEDO, Eduardo, LETTA, Fabiana; Computação Gráfica: Processamento de Imagens. Editora Campus, Vol.2, 2008.
  • COHEN, Marcelo e MANSSOUR, Isabel Harb; OpenGL: Uma Abordagem Prática e Objetiva. Editora Novatec, 2005.
  • BRITO, Alan; Blender 3D – Guia do Usuário, Editora Novatec,2006
  • VELHO, Luiz e GOMES, Jonas; Fundamentos da Computação Gráfica. Rio de Janeiro, IMPA, 2003.
  • AKENINE-MöLLER, Tomas; HAINES, Eric e HOFFMAN, Naty; Real-Time Rendering; A.K. Peters Ltd., 3rd edition, ISBN 987-1-56881-424-7

Material Didático: