Computação Gráfica

O Objetivo dessa disciplina é fornecer o conhecimento teórico e prático relacionado às técnicas de computação gráfica e compreeender os modelos matemáticos necessários à manipulação de elementos gráficos.

Conteúdo:

  • Introdução – Histórico
  • Conceitos Básicos

Bibliografia:

  • AZEVEDO, Eduardo e Conci, Aura; Computação Gráfica. Vol I. Editora Campus, 2003.
  • AZEVEDO, Eduardo; Conci, Aura e Letta, Fabiana; Computação Gráfica. Vol II. Editora Campus,2008.

Material Didático:

  • Aula 05/05/2015 – AV1 – Lista de Exercícios
  • Aula 12/05/2015 – Atividade Prática (2 pontos) – Entrega 19/05/2015
    • Grupo: 2 ou 3 pessoas
    • Aplicativo: Blender
    • Tarefa: Construir um Cenário (preferencialmente com contexto coerente: objetos que tenham a ver com um ambiente de jogo)
    • Elementos obrigatórios:
      • Um ser vivo (humano ou não)
      • Pelo menos 7 objetos (  para 7 materiais diferentes que serão implementados na Atividade Supervisionada da AV2)

OBS: Pelo menos um objeto deve ser modelado pelo estudante, assim os outros objetos podem ser importados de sites, repositórios de modelos, etc.

  • Aula 26/05/2015 – World

 

  • Aula 09/06/2015 – BGE

  • Aula 16/06/2015 –
  • Aula 23(25)/06/2015 –

 

Avaliações:

  • AV1 – 05/05/2015 – Lista de Exercícios
  • AV2 – 23[25]/06/2015 – Atividade Prática 2  [Pode e deve reaproveitar a cena entregue na AV1 mas não é obrigatório]

    • GameConcept – Cenário Blender [Protótipo de Jogo]
    • Cenário [Entregue na AV1 com todos os recursos apresentados em aula]
  • Grupo: 2 ou 3 pessoas
  • Aplicativos: Construção Cenário Blender Jogo no Blender ou Unity
  • Tarefas:
    • Desenvolver pelo menos uma interação com o Motor de Jogo [Blender ou Unity]
    • Aplicar Iluminação, Materiais e Texturas, física para tornar a cena mais realística possível.
  • Elementos obrigatórios:
    • Um ser vivo (humano ou não) [ Não é necessário uma animação]
    • Pelo menos 7 objetos (  Alumínio, Plástico, Mármore, Borracha, Vidro, Madeira e um tecido)
  • Entrega:
    • Pasta com arquivos Fontes do Blender e todos os recursos importados [Cuidado: Use a opção [File/External Data/Automatically Pack Into .blend] para embutir todos os moldes, materiais e texturas importados dentro do Blender
    • Se for na Unity [pasta com o projeto]
  • OBS: Pelo menos um objeto deve ser modelado pelo estudante, assim os outros objetos podem ser importados de sites, repositórios de modelos, etc.
  • AV3 – 29/06/2015 – Estude toda a matéria

Programas, Apostilas e Links: